img
#barreira 15 DE JULHO DE 2013
Barreira é um município brasileiro do estado do Ceará , localizado na microregião de Chorozinho , mesorregião do Norte Cearense . Sua população estimada em 2009 era de 19.469 habitantes.
O topônimo Barreira faz alusão o solo da região. Sua denominação original era Barreira Vermelha e, desde 1938 , Barreira.
História
A região entre os rios Acarape/Pacoti e Choró e a Serra do Cantagalo,era habitada por índios como os Jenipapo , Kanyndé ,, Choró e Quesito. Com a catequização realizadas pelosJesuítas , junto aos índios da região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque ; e depois a implantação do café e algodão, surgiram fazendas e núcleos urbanos, Barreira é um destes.
Geografia
Clima
Tropical quente semi-árido brando com pluviometria média de 915 mm10 com chuvas concentradas de janeiro à abril.11
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os rios Acarape/Pacoti e Choró e os seus afluentes.
Relevo e solo
As principais elevações são as serras da Barreira e Cantagalo.
Vegetação
Caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia e Mata Ciliar .
Subdivisão
O município tem quatro distritos : Barreira (sede), Córrego, Lagoa Grande e Lagoa do Barro.
Economia
O município tem sua principal atividade econômica na extração do caju e em seu beneficiamento, bem como produtos agrícolas tais como algodão arbóreo e herbáceo, banana ,cana-de-açúcar , milho e feijão ; e ainda na pecuária .
Tem 18 indústrias , sendo duas de madeira, cinco de produtos alimentares, três de produtos minerais não metálicos, uma de serviços de construção, cinco de bebidas, uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couros e peles, e uma metalúrgica.
Cultura
Os principais eventos culturais são:
Festa do padroeiro São Pedro (28 de junho).
Festa do Chapéu (julho).
Fest Rock
Política
A administração municipal localiza-se na sede, Barreira.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito